Diásporas Performáticas

impulsos-fluxos

Auteurs

  • Luciana Gabanini Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI :

https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.120

Mots-clés :

Diáspora, Performance, Experiência, Na Terra

Résumé

O presente artigo discorre sobre algumas intervenções artísticas, utilizando o termo históricosociológico “diáspora”, buscando estabelecer um território para refletir sobre a arte performática.

Biographie de l'auteur

Luciana Gabanini, Escola Superior de Artes Célia Helena

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Universidade de São Paulo (ECA-USP), formada em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes, especialização em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos onde pesquisa a performatividade, a dança e o corpo cênico. Como diretora, seus últimos trabalhos foram: Alteridade, Anoises (projeto Conexões), Encontros Notáveis.

Références

GILROY, Paul. O Atlântico negro. São Paulo:Editora 34, 2012.

CLARK, Lygia. Lygia Clark. Barcelona: Fundació Tàpies, 1997.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FABIÃO, Eleonora. Performance e precariedade. In OLIVEIRA JUNIOR, Antonio Wellington de (Org.). A performance ensaiada: ensaios sobre performance contemporânea. Fortaleza:

Expressão Gráfica e editora, 2011, p. 63-85.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jeruza Pires Ferreira e Suely Fenerich, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Sites

http://www.significados.com.br/diaspora/

http://taniaalice.com/category/performances/

Téléchargements

Publiée

2020-12-21

Comment citer

Gabanini, L. (2020). Diásporas Performáticas: impulsos-fluxos. Olhares, 7(1), 12–17. https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.120