Bonecas Desobedientes

Crise do Drama. Crise do Ser Humano

Auteurs

  • Carolina Lobo Célia Helena Centro de Artes e Educação

DOI :

https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.142

Mots-clés :

Caça às bruxas, Modernidade, Drama Moderno, Casa de Bonecas, Feminismo

Résumé

Este artigo discute como a forma e o conteúdo do drama moderno – com base na peça "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen – podem subverter não apenas a estrutura dramática, mas também qualquer sistema disciplinador e castrador. Através de uma breve viagem do Renascimento à Modernidade, passando pelo nascimento do biopoder e pela caça às bruxas, as reflexões propostas reencontram a essência da arte: A libertação coletiva.

Biographie de l'auteur

Carolina Lobo, Célia Helena Centro de Artes e Educação

Graduada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança, lecionando para crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Mestranda em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena, sob orientação da Profa. Dra. Karina Almeida. Desde 2007, atua como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner (EWRS) e desde 2015 dirige o Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil. Atualmente é docente da Faculdade Rudolf Steiner (FRS), onde também dirige o projeto de extensão Coletivo IANProfessora de redação e cineasta. Mestranda em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena, sob orientação da Profa. Dra. Giuliana Simões. Especialista em Cultura, Mídia e Informação pela Universidade de São Paulo (2013). Graduada em Letras-Português/Literaturas pela UNITAU (2006).

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Publiée

2020-12-22

Comment citer

Lobo, C. (2020). Bonecas Desobedientes: Crise do Drama. Crise do Ser Humano. Olhares, 8(1), 72–81. https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.142