Bonecas Desobedientes
Crise do Drama. Crise do Ser Humano
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.142Parole chiave:
Caça às bruxas, Modernidade, Drama Moderno, Casa de Bonecas, FeminismoAbstract
Este artigo discute como a forma e o conteúdo do drama moderno – com base na peça "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen – podem subverter não apenas a estrutura dramática, mas também qualquer sistema disciplinador e castrador. Através de uma breve viagem do Renascimento à Modernidade, passando pelo nascimento do biopoder e pela caça às bruxas, as reflexões propostas reencontram a essência da arte: A libertação coletiva.
Riferimenti bibliografici
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti e Marcelo Macca. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1987.
COSTA. José da. Biopolítica e teatro contemporâneo. In PARDO, Ana Lúcia (Org.). A teatralidade do humano. São Paulo: Edições Sesc, 2011, p. 140-149.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
______________ . O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad. Coletivo Syncorax. São Paulo: Elefante, 2019.
______________. Mulheres e caça às bruxas. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
GAGO, Verónica. A potência feminista. Trad. Igor Peres. São Paulo: Elefante, 2020.
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções. Europa 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
IBSEN, Henrik. Casa de Bonecas. Trad. Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2007.
MAMET, David. Três usos da faca. Sobre a natureza e a finalidade do drama. Trad. Paulo Reis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MENEZES, Tereza. Ibsen e o novo sujeito da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SARRAZAC, Jean Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
___________________. Poética do Drama Moderno. De Ibsen a Koltès. Trad. Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1880-1950). Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Olhares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.