Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?
DOI :
https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64Mots-clés :
Brecht, teatro épico, peças didáticas, ética e sociedadeRésumé
O presente trabalho realiza uma reflexão sobre a peça Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht. O autor considera, a princípio, os pontos de contato – seja por assimilação ou por oposição – entre a adaptação brechtiana e o espetáculo Nô Taniko. A seguir, analisa as situações propostas em Aquele que diz sim e Aquele que diz não individualmente, suscitando as diferenças nas circunstâncias de cada fábula. Por fim, duas breves críticas de encenações (uma montagem profissional e outra produzida no ambiente escolar) antecedem a conclusão.
Références
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão. Textos coletados por Siegfried Unseld. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo: em 12 volumes. Tradução: Wolfgang Bader, Marcos Roma Santa, Wira Selanski. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. v. 3.
EGGENSPERGER, Klaus; NAMEKATA, Márcia Hitomi. Brecht e o Teatro Nô: a peça Tanikô. Anais do Simpósio da International Brecht Society, vol. 1, 2013. Disponível em http://www.ufrgs.br/ppgac/anais-do-simposio-da-international-brecht-society-vol-1-2013-textos-completos/. Acesso em 12 out. 2015.
TATLOW, Antony; WONG, Tak-wai (Org.). Brecht and East Asian Theatre. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1982.
WALEY, Arthur. The No plays of Japan. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 1922.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Olhares 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.