Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64Palavras-chave:
Brecht, teatro épico, peças didáticas, ética e sociedadeResumo
O presente trabalho realiza uma reflexão sobre a peça Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht. O autor considera, a princípio, os pontos de contato – seja por assimilação ou por oposição – entre a adaptação brechtiana e o espetáculo Nô Taniko. A seguir, analisa as situações propostas em Aquele que diz sim e Aquele que diz não individualmente, suscitando as diferenças nas circunstâncias de cada fábula. Por fim, duas breves críticas de encenações (uma montagem profissional e outra produzida no ambiente escolar) antecedem a conclusão.
Referências
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão. Textos coletados por Siegfried Unseld. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo: em 12 volumes. Tradução: Wolfgang Bader, Marcos Roma Santa, Wira Selanski. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. v. 3.
EGGENSPERGER, Klaus; NAMEKATA, Márcia Hitomi. Brecht e o Teatro Nô: a peça Tanikô. Anais do Simpósio da International Brecht Society, vol. 1, 2013. Disponível em http://www.ufrgs.br/ppgac/anais-do-simposio-da-international-brecht-society-vol-1-2013-textos-completos/. Acesso em 12 out. 2015.
TATLOW, Antony; WONG, Tak-wai (Org.). Brecht and East Asian Theatre. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1982.
WALEY, Arthur. The No plays of Japan. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 1922.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.