Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64

Keywords:

Brecht, teatro épico, peças didáticas, ética e sociedade

Abstract

O presente trabalho realiza uma reflexão sobre a peça Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht. O autor considera, a princípio, os pontos de contato – seja por assimilação ou por oposição – entre a adaptação brechtiana e o espetáculo Nô Taniko. A seguir, analisa as situações propostas em Aquele que diz sim e Aquele que diz não individualmente, suscitando as diferenças nas circunstâncias de cada fábula. Por fim, duas breves críticas de encenações (uma montagem profissional e outra produzida no ambiente escolar) antecedem a conclusão.

Author Biography

Amilton de Azevedo, Escola Superior de Artes Célia Helena - alumnus

Artista-pesquisador, diretor, ator, dramaturgo e professor. Especialista em Direção Teatral e Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), onde trabalha como Orientador de Estágios e Atividades Complementares. Membro fundador do Coletivo PlataformaDois, atuando como assistente de direção de Vinicius Torres Machado.

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Published

2017-05-05

How to Cite

de Azevedo, A. (2017). Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?. Olhares, 4(1), 6–13. https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64