Dramaturgias do Futuro
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.147Schlagworte:
Performance, Livre Brincar , Corpo, Arte Educação, Programa CurumimAbstract
O presente artigo parte da pesquisa em processo “Dramaturgias do Brincar”, na qual foi realizada observação e registro regular dos dias de Livre Brincar de duas turmas de crianças participantes do Programa Curumim, no Sesc Interlagos, por uma educadora que integra a equipe socioeducativa dessa unidade do Sesc São Paulo. Durante a investigação, a pesquisa foi atravessada pela pandemia e seus desdobramentos ligados à necropolítica instaurada no Brasil hoje, esse fator interferiu no olhar destinado ao material. A relevância da liberdade dos corpos ao brincar tomou lugar de destaque, junto à relação de semelhanças entre o brincar e a performance, especialmente no que diz respeito à construção dos corpos e suas experiências. A proteção de corpos e, por consequência, dos saberes neles guardados é um movimento de resistência frente ao número de vidas perdidas nesse contexto. A preservação para o futuro de espaços que permitam esses corpos existirem coletivamente é essencial na reinvenção da sociedade que está por vir.
Literaturhinweise
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala
Preta, 8, 235-246. 2008. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
WMF Martins Fontes, 2013.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial. 2019. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012
KRENAC, Ailton. O Amanhã não está a venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
PARK, M.B. FERNANDES, R.S. (2015). Programa Curumim: memórias, cotidiano e
representações. São Paulo: Edições Sesc São Paulo.
SAURA, Soraia Chung. A Pedagogia do Movimento na Perspectiva do Lazer. In:
territóriodobrincar.com.br 2015.
SAURA, Soraia Chung. O imaginário do Lazer e do Lúdico anunciado em práticas
espontâneas do corpo brincante. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.
Ed. número 20. 2014.
SIMAS, Luis Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
WINNICOTT, D. W. (2019). O Brincar e a Realidade. trad. Breno Longhi. São Paulo: Ubu
Editora. Originalmente publicado em 1975.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Olhares
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.