Dramaturgias do Futuro
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.147Parole chiave:
Performance, Livre Brincar , Corpo, Arte Educação, Programa CurumimAbstract
O presente artigo parte da pesquisa em processo “Dramaturgias do Brincar”, na qual foi realizada observação e registro regular dos dias de Livre Brincar de duas turmas de crianças participantes do Programa Curumim, no Sesc Interlagos, por uma educadora que integra a equipe socioeducativa dessa unidade do Sesc São Paulo. Durante a investigação, a pesquisa foi atravessada pela pandemia e seus desdobramentos ligados à necropolítica instaurada no Brasil hoje, esse fator interferiu no olhar destinado ao material. A relevância da liberdade dos corpos ao brincar tomou lugar de destaque, junto à relação de semelhanças entre o brincar e a performance, especialmente no que diz respeito à construção dos corpos e suas experiências. A proteção de corpos e, por consequência, dos saberes neles guardados é um movimento de resistência frente ao número de vidas perdidas nesse contexto. A preservação para o futuro de espaços que permitam esses corpos existirem coletivamente é essencial na reinvenção da sociedade que está por vir.
Riferimenti bibliografici
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala
Preta, 8, 235-246. 2008. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
WMF Martins Fontes, 2013.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial. 2019. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012
KRENAC, Ailton. O Amanhã não está a venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
PARK, M.B. FERNANDES, R.S. (2015). Programa Curumim: memórias, cotidiano e
representações. São Paulo: Edições Sesc São Paulo.
SAURA, Soraia Chung. A Pedagogia do Movimento na Perspectiva do Lazer. In:
territóriodobrincar.com.br 2015.
SAURA, Soraia Chung. O imaginário do Lazer e do Lúdico anunciado em práticas
espontâneas do corpo brincante. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.
Ed. número 20. 2014.
SIMAS, Luis Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
WINNICOTT, D. W. (2019). O Brincar e a Realidade. trad. Breno Longhi. São Paulo: Ubu
Editora. Originalmente publicado em 1975.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Olhares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.