A metodologia de Keith Johnstone: uma linguagem para o teatro

Auteurs

  • Frank Totino Universidade de Calgary

DOI :

https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.23

Mots-clés :

Processo criativo, Improvisação, Racionalidade.

Résumé

O artigo analisa a abordagem pedagógica para a compreensão da improvisação, da espontaneidade e do processo criativo de Keith Johnstone. Aborda como o aprendizado tradicional do passado negava a importância da intuição relegando-a ao mundo da magia e das religiões ditas “primitivas”. Discorre sobre como a educação formal encolhe o talento e como encontrar modos de combater o efeito causado.

Biographie de l'auteur

Frank Totino, Universidade de Calgary

É ator e diretor de teatro e cinema. Integrou a Loose Moose, dirigida por Keith Johnstone, criador do Teatro esporte. Mestre em Direção Cênica pela Universidade de Calgary/Canadá.

Références

JOHNSTONE, Keith. Don’t be prepared: theatresports for teachers. Calgary: Loose Moose Theatre Company, 1994.

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Publiée

2015-07-08

Comment citer

Totino, F. (2015). A metodologia de Keith Johnstone: uma linguagem para o teatro. Olhares, 2(1), 16–19. https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.23

Numéro

Rubrique

Pedagogia das Artes da Cena