O corpo e a carne
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.37Palavras-chave:
Psicofísico, Interpretação, Naturalismo, Grotesco, Plínio MarcosResumo
A presença e a importância que possuem o corpo e as ações corporais (ou físicas) dos personagens na dramaturgia de Plínio Marcos. A análise parte da diferença entre corpo e carne dada pelo filósofo francês Michel Henri, passando pelas considerações científicas de William James e de John Dewey, filósofos e psicólogos americanos. Ao abordar a estética grotesca do teatro de Plínio Marcos, chega-se a uma análise de seu teatro que reconsidera sua estética naturalista e lhe permite outras possibilidades.Referências
ADAMOV, Arthur. Ici et maintenant. Paris : Gallimard, 1964.
BEAUVOIR, Simone de. Deuxième sexe, II. Paris: Gallimard, Folio, [première édition 1949], 1986.
DEWEY, John. Oeuvres complètes, early works, Tome I. Carbondale, Southern Illinois Press, 1982, 5 v.
______. Oeuvres complètes, later works, Tome I. Carbondale, Southern Illinois Press, 1982, 17 v.
GRANDE DICIONÁRIO Larousse Cultural da Língua Portuguesa. São Paulo: Larousse Bordas, 1999.
HENRI, Michel. Incarnation: Une philosophie de la chair. Paris: Seuil,
JAMES, William. The principles of psychology (1890), Cambridge: Harvard University Press, 1983, 1740 p.
MARCOS, Plínio. O abajur lilás. São Paulo: Brasiliense, 1975.
_______. Dois perdidos numa noite suja. São Paulo: Parma, 1984.
_______. A mancha roxa. s.l., s.n, 1988.
NOUVEAU PETIT, Robert. Dicionário eletrônico.
SHUSTERMAN Richard. Conscience du corps, pour un soma-esthetique, (trad. Nicolas Vieillescazes). Paris – Tel-Aviv: Editions de l’Eclat, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Olhares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.