Uma pedagogia da memória-ação
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4Palavras-chave:
Acontecimento, Clichê, Memória, ParadoxoResumo
Uma pedagogia e uma autopedagogia do ator devem levar primordialmente em questão: não simplesmente negar as doxas corpóreas e clichês singulares na busca de uma essência interior nem na crença de uma supra consciência, mas utilizar-se delas para que ele – o atuador – possa, em sua imanência corpórea, transbordar essas doxas nelas mesmas e entrar em uma zona de experimentação de novas construções e composições. Limpar as doxas corpóreas, nesse caso, não seria eliminá-las, mas compor e recompor outras potências e intensidades com elas mesmas. O artigo trata dessas questões tanto em seu nível conceitual como também na exemplificação de um conjunto de práticas possíveis para uma busca poética e ética do atuador.Referências
ALLIEZ, E. Deleuze: filosofia virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luís B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997, v.4.
______. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DERRIDA, J.; BERGSTEIN, L. Enlouquecer o subjéctil. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
FERRACINI, R. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec, 2006.
FLASZEN, L; POLLASTRELLI, C. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC, 2007.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
GIL, J. Movimento total. O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
______. A Imagem-nua e as pequenas percepções. s.l.: Relógio D’Água, 2005.
GUATTARI, F. Caosmose; um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
LINS, D (org). Nietszche e Deleuze. Arte e Resistência. Rio de Janeiro, Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.
MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas e seres vivos – Autopoiese – A organização do vivo. Trad. Juan Açuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PESSOA, F. Poesia/Álvaro de Campos. Edição Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SERRES, M. Os cinco sentidos. Filosofia dos corpos misturados 1. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
Downloads
Publicado
Versões
- 08/07/2015 (2)
- 08/07/2015 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.