Bd. 1 Nr. 1 (2009): Cleyde Yáconis, profissão: atriz

Imagem de Cleyde Yacónis, com os dizeres Profissão Atriz

A revista Olhares é um espaço de encontro das correntes de pensamento que vem adensando a pesquisa em Artes Cênicas no país. Neste primeiro número, apresenta-se como catalisadora de algumas visões hegemônicas nos estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que sintoniza aspectos mais voltados às práticas teatrais cotidianas.

Veröffentlicht: 2015-07-08

Komplette Ausgabe

  • Expediente

    4
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.43
  • Apresentação

    5-6
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.1
  • Editorial

    7-8
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.2
  • A iniciação do ator

    8-15
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.3

Pedagogia das Artes da Cena

  • Uma pedagogia da memória-ação

    Renato Ferracini, Ana Caldas Lewinsohn
    18-27
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4
  • O Campo de Visão e o corpo-perceptivo

    Marcelo Lazzaratto
    28-32
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.5
  • O caminho do homem ao ator e o retorno

    Antonio Januzelli
    33-36
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.6
  • Stanislávski: ética, estética e gramática

    Marco Antonio Rodrigues
    37-45
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.7

Processos Coletivos

  • O processo colaborativo como modo de criação

    Antônio Araújo
    48-51
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.8
  • Autoria coletiva

    Rosyane Trotta
    52-59
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9

Trabalhos de mesa

  • A mesa para a cena?

    Ricardo Kosovski
    62-65
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.10
  • O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues

    Newton Moreno
    66-71
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11
  • Os trabalhos de mesa entre as décadas 1940 e 1960

    Luiz Fernando Ramos, Lígia Cortez
    72-83
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.44

Dramaturgia latino-americana

  • Daniel Veronese: um teatro da falta

    André Carreira
    86-89
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.13
  • Mulheres Sonharam Cavalos

    Daniel Veronese
    91-105
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.14

Memória da cena brasileira

  • O grande sonho do guerreiro da quimera: teatro-escola como um ideal

    Sebastião Milaré
    108-117
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.15

Técnica

  • Davi de Brito: a trajetória de um iluminador

    Cássio Pires, Lílian Sarkis
    120-127
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.16

Interculturalismo

  • A origem do processo

    Gigi Dall'Aglio
    130-145
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.17
  • Gigi Dall'Aglio e o processo de montagem de Gaviões e passarinhos no Brasil

    Rodrigo Spina
    147-153
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.18

Retrato

  • Cleyde Yáconis, profissão: atriz

    Oswaldo Mendes
    156-167
    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.19